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Éder Rafael
de Araújo


Esse é um pequeno CP (Curriculum-Portfolio) onde apresento as principais habilidades e entregas no meu caminho com Marketing e comunicação para validar minha proposta e deixar ainda mais escancarada a minha disposição de trabalhar com vocês!

RESUMO:

Oi, eu sou o Éder,

Redator, Analista de Marketing, Escritor e Poeta, Conteudista, estrategista de Marketing,  CEO e Founder da AZDZ Design e Marketing e da AZDZ Consulting.

Este é meu web-curriculum e Portfolio.

Cursei Psicologia na Unesp de Assis, de 2004 a 2010. Nos anos de 2005 e 2006 fui pesquisador bolsista com os projetos voltados à publicidade e infância.

Iniciei minha carreira no setor público em 2006, como fiscal de vigilância sanitária, (o Lineu), mas logo assumi postos como Diretor de Projetos e Promoção da Saúde (de 2008 a 2012),  Diretor de Contas e Planejamento (de 2012 a 2015) e ainda atuei como Consultor em várias cidades do Interior paulista na formação de redes de atendimento a crianças e adolescentes.

Fui auxiliar de Marketing do canal Hipnose na Prática (em 2019), criador de conteúdo freelancer até 2020 e Diretor de Marketing na DC Beauty Cosmetics em 2021, voltando com todo gás para a AZDZ, minha agência de Marketing voltada para Branding e Performance.

Liderei equipes de conteúdo e atuo como consultor de outros times internos de clientes atuais.

Meu DISC apresenta como principal característica o perfil Analista e eu concordo com ele. 

Mas isso é só um resumo bem resumido. 

Abaixo segue alguns dos trabalhos que produzi, coordenei ou dirigi.

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Acerte na Lata:

Projeto, Redação, Roteiro, Direção e Narração: Éder.

Edição: Roger.

Instagram: @sejaespartano

Outros Conteúdos da Campanha:
Vídeos promocionais, catálogos, anúncios, hotsite (já fora do ar), entrevistas, playlists no Spotify.

1. Campanha Espartanos
– O Homem-Homem

Atuando como consultor externo da DC Beauty, tive o desafio de lançar uma marca de shampoos masculinos que viriam em latas de cerveja. Os produtos já estavam prototipados, mas não havia nenhum estudo de público, apenas ideias do time de marketing interno.

Escrevi, narrei e dirigi a edição do vídeo manifesto, depois fizemos todo o material de divulgação, onde escrevi os posts (@sejaespartano) e dirigi os vídeos, além das entrevistas que não foram ao ar.  Há ainda 4 playlists no Spotify voltadas para cada perfil de público – 300 – Homem-homem raiz; Koronavach: Sertanejo; RedBoom – Clubber e Frankstyle: Disco.

O produto acabou não sendo lançado porque a empresa não conseguiu um jeito viável de fechar as latas – os adesivos não fechavam direito.

Por esse projeto me tornei Diretor de Marketing na indústria que era, então, minha cliente.

2. Campanha Genuinamente Natural
DC Beauty Cosmetics:

A Cadeia do Cosmético é bastante complexa. No caso da DC Beauty, é uma empresa de terceirização que atende marcas e distribuidores ao redor do mundo. Por isso, a comunicação deve falar das capacidades de produção, mas também de produtos e atender às exigências de distribuidores, cabeleireiros e consumidores finais – que baseiam toda a cadeia de valor.

Com a Pandemia consumindo os negócios na base – salões de cabeleireiros – precisamos voltar às marcas e direcioná-las a um atendimento direto ao cliente final, o que mudou o perfil de produto também.

A Campanha Genuinamente Natural foi a última que desenvolvi na Diretoria de Marketing na empresa, onde coordenei campanhas de endomarketing, institucionais, de apresentação de produtos e mais de 40 “trilhas de marketing” em diversas campanhas. 

Esta ação, em específico, gerou muitos frutos com empresas da Europa e do Oriente Médio. Verificamos as tendências de mercado, buscas e indicadores de vendas para criar a ação, cuja peça eu assino a redação, o roteiro e a direção.

Aproveitamos a oportunidade de um evento de promoção de produtos da Amazônia Legal, feito pelo Ministério das Relações Exteriores, através da APEX, para alavancar a ação, que retornou em mais de 200 mil reais em contratos – e está desde então sendo utilizada pela empresa em seu site oficial.

 


Genuinamente Natural:
Campanha em Inglês, Francês, Árabe e Português.

Projeto, Redação, Roteiro e Direção: Éder.

Edição: Roger.

Página: dcbeautycosmetics.com/bcb-amazonia

Outros Conteúdos da Campanha:
landing page, catálogo, posts para redes sociais, emails pós-contato, anúncios, Gestão de Leads (CRM)

Identidade Visual e Verbal Feel Happy Cosmetics

Projeto, direção e supervisão e revisão: Éder.

Redação: Camila.

Instagram: @feelhappycosmetics_

Outras Entregas:
Planejamento estratégico de conteúdos; anúncios, campanhas, revisão do e-commerce (em andamento), Manual de Identidade Visual e Consultoria de merado. 

3. Identidade Verbal
Feel Happy Cosmetics

A Feel Happy Cosmetics é um cliente recente que tem o objetivo de crescer na internet, já que a maior parte de sua operação hoje é offline em lojas de cosméticos, distribuidores e atacadistas.

O primeiro passo que adotamos foi a criação de uma plataforma de marca que pudesse guiar a produção de conteúdo. Atualmente estamos desenvolvendo uma ação com influencers que já tem demonstrado um aumento de 36% nas vendas apenas com essas transformações.

Definimos um público, uma proposta clara e um posicionamento coerente com a marca.

 

Aqui atuei supervisionando o trabalho da redatora Camila – publicitária com 8 anos de atuação, atualmente prestando serviços para a AZDZ. 

4. Campanhas de matrículas
Monsenhor Raeder

Neste “Case” atuamos por 2 anos junto com uma gestora de conteúdo externa para melhorar a taxa de novas matrículas em uma escola particular no auge da pandemia.

Parte dos ótimos resultados se deve à imersão da equipe em prestar um atendimento muito próximo e eles já tinham uma tradição local.

Aproveitamos a reforma pelo que o colégio passava e o fato de que a empresa já vinha com atendimento misto (online + offline) para propor, na campanha de matrículas 2022, dois motes para a campanha: “o melhor Monsenhor Raeder de todos os tempos” (voltado para ex-alunos e “sempre um passo à frente” voltado para a comunidade em geral.

Na campanha de matrículas de 2021 – a primeira em que atuei, dobramos as novas matrículas em relação ao ano anterior, com um investimento em Ads de R$900,00. Para a Campanha de 2022 investimos R$1500,00 em Ads e alcançamos 131 novas matrículas em 3 meses de campanha, o que é quase o número de alunos de 2018 – na era pré-pandemia.

 

Sempre um passo a frente:
Campanha de Matrículas para o Colégio Monsenhor raeder

Direção de Conteúdo e Execução da estratégia de tráfego: Éder.

Criação do conteúdo: Lidiane Lima.

instagram: @monsenhorraeder

5. Trilhas de Marketing - Mazzaferro

A Mazzaferro é a primeira Indústria de Linhas e cordas de Nylon do Brasil. Dona de marcas reconhecidas de pesca esportiva e com uma operação na pesca comercial robusta. Atuamos com a equipe de Marketing Interno para criar as Trilhas de Marketing focadas em cada necessidade específica de perfil de cliente.

Para isso, realizei um estudo minucioso do mercado, concorrentes, modelo de negócio, cadeia de valor, interesses, etc, para produzir 4 trilhas de Marketing que estão em andamento no momento.

A mudança de paradigma aqui é clara: Apesar de ser uma empresa com grande história e tradição, o foco deve estar na necessidade do cliente, sem perder de vista a manutenção e rentabilidade do negócio.

Atuei dirigindo as peças e conteúdo das trilhas de Marketing e conduzindo a estratégia de branding e captação de Leads

Data Feelin’

Contra dados não há argumentos, mas se a gente for se guiar apenas pelo que já está sendo feito, matamos todo potencial de inovação. A solução que eu adoto nas equipes em que atuo é o Data Feeling (leia cantando).

Nesse processo, avaliamos os dados do mercado – que são a base para entendermos o mundo, mas não nos limitamos a eles.

Promovemos a essência do negócio através de conteúdos e também expressamos, de forma experimental e controlada, aquilo que a empresa quer transmitir – mesmo que os dados ainda não estejam orientando para esse lado.

POP - POP - POP

Na vigilância Sanitária descobri que o que separa uma empresa com mais chances de sobreviver é a existência de POP’s, procedimentos operacionais padronizados – que são descrições de processos que usamos para atingir determinado resultado. Apenas conseguindo padronizar e olhar para um processo, conseguimos avaliar onde existem pontos de melhoria a ser implementados, com o apoio do ICE Score, podemos testar pequenas mudanças que podem ser críticas para o sucesso!

Te aguardo!

Bora
Marcar?

Eu vou ficar felizão quando você me chamar para explicar melhor minhas habilidades, competências e modo de trabalho. 

É só clicar nesse botão e me chamar no whats. Vamos conversar e desenrolar um projeto supimpa?

P.S. – Tenho tranquilidade em lidar com ferramentas de CRM, gestores de conteúdo, gestores de dados e por aí vai. Não tenho muita familiaridade com linguagens de programação complexas, mas faço mágica no Excel e ainda amo o Power Point. Acho que vai ser muito legal esse tempo juntos!

P.S. 2: Fiz várias certificações em Marketing e Análise de Mercado Internacional pela APEX; tenho o Cientista de Marketing da V4 desde 2019; acabo de concluir outro curso de Design de Negócios (o Zoom Out) da Rede Marcas que vendem e tenho zero problemas com equipes remotas.

 

© 2022 Éder Rafael de Araújo. Todos os Direitos Reservados.