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Éder Rafael de Araújo

Portfolio

Redação – Planejamento – Criação –  Branding – Marketing – Conteúdo – Social Media – Estratégia

Sobre Mim

Criatividade na criação de conteúdo genuinamente original

Análise de dados para decisões assertivas e fundamentadas

Gestão de projetos para transformar ideias fantásticas em resultados incríveis

Esses são os três pilares de ação que eu desenvolvi ao longo da minha trajetória e que agora estão à disposição da sua empresa e do seu projeto.

Campanhas & Vídeos

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Prontos Para Crescer DC Beauty 2021:

Roteiro, Texto e Direção: Éder.

Edição: Roger Benazi

Narração: Dani Cavarzan

Distribuído para parceiros, colaboradores e nas redes sociais da empresa.

Prontos para Crescer

Março de 2021, com o auge da pandemia, precisávamos movimentar nossos clientes corporativos com uma mensagem inspiradora e informar que os negócios estavam a pleno vapor.

O texto, de minha autoria, trouxe esse tom e o vídeo foi produzido em 5 idiomas para ativação de parceiros e aquecimento de leads.

A partir desse vídeo foram iniciadas várias ações como a estruturação do CRM e introdução da empresa nos programas da Apex.

Também foi utilizada como campanha institucional.

Acertando na Lata

Shampoo em lata de cerveja. Essa ideia desenvolvida pela Amaxxon precisava de um argumento forte, com apelo para um público que não tem o hábito de consumo do produto. Assim nasceu o conceito de Homem Homem, que criei e que guiou a campanha.

Neste vídeo, recriamos a relação do Homem Homem com a lata, aproximando, apresentando, de forma bem humarada, a proposta do produto. 

Dirigi e executei ainda grande parte do material de divulgação, como posts (@sejaespartano) e dirigi os vídeos, além das entrevistas que não foram ao ar.  Há ainda 4 playlists no Spotify voltadas para cada perfil de público como a 301 – Hard Rock para o Homem Homem raiz

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Acerte na Lata:

Projeto, Roteiro, Texto, Direção e Narração: Éder.

Edição: Roger Benazi.

Instagram: (@sejaespartano)

Outros Conteúdos da Campanha:
Vídeos promocionais, catálogos, anúncios, hotsite (já fora do ar), entrevistas e playlists.

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Dia das Mães DC Beauty 2021:

Roteiro, Texto e Direção: Éder.

Edição: Roger Benazi

Distribuído para parceiros, colaboradores e nas redes sociais da empresa.

Dia das Mães Poético

“Copywriting poético” é o texto que convence e emociona, como neste projeto em que fiz uma campanha para o dia das mães inspirado no poema de Adília Lopes “No more Tears”, que apresenta a inversão de papéis entre as mulheres

“as mães são filhas das filhas / e as filhas são mães das mães / uma mãe lava a cabeça da outra / e todas têm cabelos de crianças loiras”. 

Assim, o projeto ressignificou a ideia da relação entre mãe e filha, com as últimas retribuindo o cuidado que tiveram de suas mães.

 

Impressionantemente Natural

A Cadeia do Cosmético é bastante complexa. A DC Beauty é uma empresa de terceirização que atende marcas e distribuidores ao redor do mundo. Por isso, a comunicação deve falar das capacidades de produção, mas também de produtos e atender às exigências de distribuidores, cabeleireiros e consumidores finais – que baseiam toda a cadeia de valor.

Com a Pandemia consumindo os negócios na base – salões de cabeleireiros – precisamos voltar às marcas e direcioná-las a um atendimento direto ao cliente final, o que mudou o perfil de produto também.

A Campanha Genuinamente Natural foi a última que desenvolvi na Diretoria de Marketing na empresa, onde coordenei campanhas de endomarketing, institucionais, de apresentação de produtos e mais de 40 “trilhas de marketing” em diversas campanhas.

Para realizar esta campanha, verificamos as tendências de mercado, buscas e indicadores de vendas, além de aproveitar a oportunidade de oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores, para alavancar a ação, que retornou em mais de 200 mil reais em contratos.

Conto mais sobre esse case aqui:

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Genuinamente Natural:
Campanha em Inglês, Francês, Árabe e Português.

Roteiro, Texto e Direção: Éder.

Edição: Roger Benazi

Landing Page: dcbeautycosmetics.com/bcb-amazonia

Case: https://azdz.com.br/case-branding-dc

Outros Conteúdos da Campanha:
landing page, catálogo, posts para redes sociais, emails pós-contato, anúncios, Gestão de Leads (CRM)

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Campanha de Lançamento Red Beauty:

Roteiro, Texto e Direção: Éder.

Edição: Roger Benazi

Outros Conteúdos da Campanha:
landing page, catálogo, posts para redes sociais, emails pós-contato, anúncios, Gestão de Leads (CRM)

Distribuído para parceiros, colaboradores e nas redes sociais da empresa.

Posicionamento de Luxo

Após Identificar uma oportunidade para produtos de luxo e alta performance em transformação capilar no Magreb e Oriente Médio, a DC Beauty optou por posicionar uma marca satélite no segmento de produtos premium para este mercado de luxo.

Diante dessa demanda, criei o conceito e dirigi a campanha de lançamento da marca, como exibido no  vídeo de lançamento da Red Cosmetics, que passou a ser apresentada como holding do grupo.

Para isso, realizei melhorias e um Re-branding da da marca, criando o manifesto e atualizando a comunicação gráfica – o que potencializou a captação de Leads e fechamento de negócios.

Essa campanha fez com que a Red conseguisse se posicionar e ativar antigos leads e ex-clientes que buscavam produtos mais próximos dos hábitos de consumo de seus clientes.

Texto que Faz a Diferença

O novo posicionamento da Fisiotrauma queria ser mais próximo de seus clientes, com a abertura de uma nova unidade. Com texto, edição e narração minhas, esse manifesto do posicionamento guiou o tom da marca e foi distribuído nas redes sociais, com um grande engajamento também do público interno, composto por fisioterapeutas das 4 unidades da empresa em Brasília.

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Fazendo a Diferença

Roteiro, Texto, Narração, Edição e  Direção: Éder.

Outros Conteúdos da Campanha:
Posts para Redes Sociais

Animação Núcleo Alma:

Roteiro, Texto e Direção: Éder.

Animação e Edição: Produtora Veez

Utilização:
Distribuído para pacientes e nas redes sociais

Cultura e Animação

Ao assumir a comunicação do Núcleo Alma, havia já contratado o serviço de uma animação 2D com a Produtora Veez, com o objetivo de informar aos clientes sobre como proceder na consulta.

Após a compreensão adequada das demandas dos clientes e de reforçar as mensagens da marca, reescrevi o roteiro e dirigi a aanimação que foi executada pela Produtora. 

O resultadp é o vídeo que é encaminhado para todos os pacientes após o agendamento e que tem melhorado no índice de satisfação do cliente com o serviço, além de reforçar a cultura da empresa. 

Institucionais de respeito

A Apresentação Institucional de uma empresa é tão essencial quanto o documento de identidade para a pessoa física. 

É nele que a empresa vai apresentar sua proposta de valor, falar com seu público e com demais StakeHolders.

Do plano de negócios até o release para imprensa, passando pelos colaboradores e públicos internos, a elaboração da apresentação institucional (o famoso “Sobre”) está presente como elemento indispensável. 

Confira na galeria abaixo apresenta alguns dos textos institucionais que eu fiz para empresas com foco B2B

A Incós é uma indústria Cosmética do interior de São Paulo focada em terceirização e precisava posicionar sua marca com clientes B2B em razão do sua nova fábrica nos Estados Unidos. 

Para criar o texto, a ser veiculado em todas as plataformas e gerar conteúdos multimidia, foquei os principais diferenciais da Incós e do Brasil, visto que a empresa leva o nome e a marca Brasil em Cosméticos. 

Uma apresentação empolgante e inspiradora para iniciar conversas com leads empresariais do ramo da beleza. 

A Fital é uma Indústria de Suplementos com um propósito forte e origem familiar.

Em um mercado competitivo, os diferenciais precisavam ser bem marcados.

Além do texto de fundação da marca, trabalhamos todo o branding verbal condizente com os valores e com uma representação alegre, com foco em vida saudável ao invés de ganho de massa e performance, o que influenciou, inclusive, o posicionamento de produtos da marca. 

A Chemical Braileira Moderna é uma Indústria tradicional, com uma história familiar importante e uma atuação consistente, mas precisava se reposicionar com o público interno e externo de forma a gerar mais clareza sobre sua proposta de valor e engajar clientes internos e externos.

Além disso, a renovação do texto de apresentação era necessária para o core do negócio, em um ciclo de vendas complexo e demorado em que apresentações empresariais são parte essencial.

O grupo MOVE é formado pela consultoria em projetos Move 42 e pela Consultoria em recuros humanos Be a Person. 

O desafio era criar um documento que atendesse às duas empresas, com a apresentação das diferentes expertises sob um mesmo propósito e identidade de marca. 

Orientei o foco ao cliente, de forma que as soluções foram agrupadas de acordo com o benefício ao cliente, trazendo um material simples que funciona como um índice e que pode ser personalizado no processo de apresentação de proposta das empresas.

Cliente de longa data, a Floractive é uma empresa em expansão, conquistando espaço em mais de 50 países com produtos de transformação capilar suaves e eficientes e princípios fortes de cuidado com a natureza. 

Sua expansão se dá pela qualidade de seus produtos, mas principalemente por uma postura de negócios ética e respeito a todos os integrantes da cadeia de valor da baleza. 

Nesta apresentação, eu trouxe os principais diferenciais de negócios em uma linguagem inspiradora para encantar os parceiros e indicar o enorme potencial de negócios da parceria entre os distribuidores no Canadá e a marca brasileira. 

A Nova Cabana é uma loja de roupas fitness brasileira na Europa, sediada em Munich – Alemanha. 

Após  comandar o Re-branding da marca, desenvolvi o projeto Nova Cabana Girls, um programa de influenciadoras e promotoras da marca, para levar os valores da Nova Cabana e da brasilidade às mulheres na Europa. 

Nesta apresentação, reforço os atributos da marca e apresento os termos da parceria, levando – além da brasilidade – o acolhimento e respeito às diferenças.

A BGI Construtora é uma empresa do interior paulista que desenvolve projetos imobiliários, como o Vancouver Residencial. 

Nesta apresentação, o desafio era prepaarar um material de apoio aos corretores que pudesse ser exibido em smartphones e projetado em telas. 

Como geralmente iria como suporte ao corretor, reduzimos as informações ao máximo para facilitar a leitura e privilegiar as imagens do projeto. 

A Phyto Green é uma empresa de terceirização de cosméticos que valoriza a utilização de elementos naturais nas marcas que produz. 

Neste projeto, a empresa solicitou que criássemos uma apresentação para sua linha de produtos com base em algas marinhas. 

Criei o nome, logo da coleção, textos e a apresentação em si, nos idiomas portugês, inglês e espanhol, uma vez que seus clientes são preferencialmente da américa latina e Estados Unidos. 

Além de criar nome e identidade da marca, também escrevi os textos e atuei como diretor de arte até a versão final da apresentação,

Mais uma marca de cosméticos, a Feel Happy precisava apresentar sua coleção para o público internacional. 

Neste trabalho, além do primor com o design e a objetividade tanto na descrição dos produtos quanto da oportunidade, também elaborei o slogan “A Felicidade é linda” reforçando o nome e a proposta da marca com a área em que atua – a Beleza. 

Desenvolvemos, para a Feel Happy, vários outros trabalhos como a definição do tom de voz e essência da marca, que agora busca se expandir para além do Brasil. 

Sites e Landing Pages

Seja Natural

Durante minha passagem como Diretor de Marketing na DC Beauty Cosmetics, fizemos muitas páginas de apresentação do processo de terceirização de cosméticos, como esta campanha “Be Natural” mostrando o potencial dos ativos amazônicos. 

Com conceito, projeto, texto e direção de arte minhas, a campanha foi direcionada a países da Europa e do Oriente Médio. 

As páginas seguiram um direcionamento gráfico específico, com anúncios e postagens nas redes sociais à época.

 

Milagre de Vendas

Nas estratégia de tráfego para o E-commerce da Floractive, percebemos uma taxa de conversão menor que a do mercado. 

Como solução, propomos a criação de landing pages de produto como um passo anterior à compra, utilizando o Miracle Mousse, produto em lançamento. 

COm isso, aumentamos a taxa de conversão do e-commerce, potencializando as vendas desse produto, além de gerar um público aquecido para re-marketing. 

Escrevi a Copy da página e atuei como diretor de arte na implantação da página e dos anúncios. 

 

A voz que importa

Patrícia Pio vive em Portugal e ajuda mulheres a serem melhores através de técnicas de coaching. 

Com formação sólida, precisava transmitir sua mensagem de maneira mais forte para seu público, mas o site não transmitia a leveza e poder que ela deixa claro quando se apresenta. 

Além de ajudar a estrututrar toda sua esteira de produtos, escrevi e implantei várias páginas para o site, como esta da Voz do Silêncio, seu produto de entrada. 

 

Autoridade Pessoal

Josiane é especialista em branding pessoal e, neste projeto, fizemos a apresentação de seu principal produto – consultoria em imagem pessoal, de uma forma impactante, com texto direto e sedutor, como é o estilo dessa mineira que passou um bom tempo no mercado da beleza na Espanha e na Inglaterra. 

Com texto e design 100% meus, este projeto vem gerando muitos negócios onde a Josi – com quem tive o prazer de trabalhar no processo de seleção das Nova Cabana Girls – tem demonstrado sua expertise e profissionalismo. 

 

Acordes Psicodélicos

Como o movimento psicodélico na música dos anos 1960 influenciou o design? 

A resposta a essa pergunta está no livro da Fernanda Rios, designer gaúcha que mora e trabalha em portugal e queria fazer o lançamento de seu livro naquele país. 

Para isso, fiz a página com a ajuda dela no design. A frase que gera curiosidade é de minha autoria, bem como a copy a montagem da página, que contou com os desenhos da autora e do editor de seu livro. 

Um projeto psicodélico que tem gerado muitos frutos!

 

Que tal um café?

Assim como você, estou com um grande apetite para novos projetos e desafios!

Quero compartilhar bagagem e experiência do planejamento à execução, e minha expertise de perfil analista e criativo  a projetos onde seja possível desenvolver grandes coisas em conjunto com equipes engajadas e criativas.

Aperte  botão e me chame para conversar, sei que podemos encontrar as melhores estratégias e soluções para você e seus clientes. 

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